Telefone

(11) 4730-0882
(11) 9 1132-9959

E-mail

comercial@romafiosecabos.com.br

Tem alguma dúvida?

Neste espaço, você pode consultar as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre instalações elétricas.

Depende da utilização. A única diferença que existe é a flexibilidade, pois a capacidade de corrente é a mesma, ou seja, um fio 1,5 mm², um cabo 1,5 mm², ou um cabo flexível 1,5 mm², possuem a mesma capacidade de condução de corrente.

Resumindo, a capacidade de corrente é a mesma para as mesmas seções nominais, independentemente da classe do condutor.

O que vai definir a classe a ser utilizada é a aplicação e/ou a preferência do projetista ou instalador

De acordo com a norma técnica NBR 5410, a seção mínima para as tomadas de uso geral é 2,5mm² e para os circuitos de iluminação é 1,5mm². Não há problema em utilizar uma seção nominal superior; ela só não pode ser inferior

A classe define se o condutor é um fio, cabo (rígido) ou cabo flexível.
A Classe 1 representa o fio sólido, a Classe 2 designa os cabos rígidos.
A classe 4 e 5 representam os cabos flexíveis, sendo a Classe 5 mais flexível que a 4, mas nem sempre essa diferença é perceptível.

O Policloreto de Vinila, conhecido como PVC é um derivado do petróleo e do cloro. A temperatura de operação do PVC utilizado no isolamento dos condutores elétricos em regime permanente é de 70ºC, a temperatura limite de sobrecarga é 100ºC e a temperatura limite de curto-circuito é 160ºC, mas há compostos de PVC fabricados para temperaturas superiores.

Conforme a norma NBR 6251: 2012, o composto HEPR é um composto isolante à base de copolímeros etilenopropileno (EPM) ou de terpolímero etilenopropilenodieno (EPDM), de alto módulo ou composto de maior dureza, utilizados em cabos com qualquer tensão de isolamento. O HEPR é considerado um composto termofixo e trabalha em regime permanente a 90ºC, com temperatura limite de sobrecarga é 130ºC, e sua temperatura limite de curto-circuito é 250ºC.

A poliolefina é um composto com base em Polietileno (PE), Espuma Vinílica Acetinada (EVA), Polipropileno (PP) e derivados. Possui carga mineral e hidróxido de alumínio ou hidróxido de magnésio. Sua aplicação está ligada diretamente a condutores elétricos que na presença do fogo possuam um comportamento diferente do PVC. Suas principais características nessa situação são baixa emissão de fumaça, ausência de halogênio e ausência de gases tóxicos, além de ser retardante ao fogo, ou seja, ele não propaga o fogo. As temperaturas de operação do cabo isolado em Poliolefina são as mesmas dos cabos isolados me PVC

O principal metal utilizado para condução de energia elétrica em baixa tensão é o cobre, pois sua principal característica é a elevada condutividade elétrica, mas para isso ele precisa ser puro.

A pureza do cobre para fins elétricos deve ser de no mínimo 99,9%, de acordo com a norma técnica NBR 14733:2001 Vergalhão de Cobre para Uso Elétrico – Requisitos. Essa pureza permite que a condutividade mínima seja de 100%, como determina o padrão IACS – International Annealed Copper Standard.

Para outras informações, entre em contato com a nossa área de Dúvidas Técnicas, clicando no botão abaixo:

DÚVIDAS TÉCNICAS

gerencia.industrial@romafiosecabos.com.br